Bico de Pimenta

BicoPimenta

O bico-de-pimenta, também conhecido como batuqueiro, é uma ave passeriforme da família  Thraupidae. Antigamente conhecida pelo nome científico Saltator atricollis.

Caracterização

Mede cerca de 20 centímetros de comprimento, possui a máscara e pescoço anterior negros, partes superiores cinza pardacentas com reflexos anilados especialmente no dorso e nas asas, as partes inferiores são cinza amareladas claras. As rêmiges são negras com bordos interiores brancos. As retrizes são negras, o bico é grosso e laranja avermelhado. A fêmea possui as mesmas cores porém mais atenuadas, o bico é vermelho pálido. O jovem apresenta as partes superiores, cabeça e pescoço anterior pardos, bico anegrado e partes inferiores estriadas.

Distribuição e habitat

Ocorre desde o Mato Grosso do Sul à Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás ao interior das regiões Sudeste e Nordeste. Também ocorre no Paraguai e Bolívia.

Habita o cerrado, campos cerrados, caatinga e campos adjacentes. Vive em pequenos grupos ou em pares, executando gritarias coletivas ao amanhecer em busca de alimento entre os arbustos.

Alimentação

Alimenta-se de sementes e artrópodes.

Reprodução

Na época reprodutiva, o ninho é confeccionado em forma de taça sobre os galhos das árvores ou em moitas de capim, é feito com raminhos, talos e ervas e a cavidade é forrada com talos de capim. A fêmea põe de 2 a 3 ovos com incubação média de 13 dias. São de 2 a 3 ninhadas por ano.

Fonte: WikiAves